Mulher loira segurando uma xícara de chá

Saiba como saciar a fome e permanecer saudável nos dias frios

 

O inverno chegou e com ele aquela fome maior que sentimos em dias de queda de temperatura. Para muitas pessoas é mais difícil manter uma alimentação saudável no inverno. Não se sinta só se você também percebe que come mais no inverno, pois existe até explicação científica para isso.  

Nos dias frios nosso corpo precisa de mais energia para manter sua temperatura estável, portanto, realmente sentimos a necessidade de consumir mais alimentos. Pensando nisso, selecionamos cinco dias para você manter-se saudável sem passar fome. Vamos conhecê-las?

 

Beber bastante água

No frio sentimos menos sede, mas ainda assim continua sendo necessário hidratar seu corpo. Você deve beber bastante água durante todo o dia para que seu corpo tenha tempo de absorver. Além disso, manter -se hidratado ajuda na prevenção da gripe, bem comum neste período.

três copos de água em cima da mesa

 

Comer alimentos com “gordura boa”

Sim, a “gordura boa” existe e ela está presente nas deliciosas castanhas, nozes, avelãs e frutas secas. Essas sementes podem ser usadas para fazer pequenos “lanchinhos da tarde”, por exemplo. Evite sempre consumir grande quantidade de pão e alimentos com muito açúcar refinado e farinha branca. Além de contribuir para o ganho de peso, eles prejudicam sua saúde. 

vários tipos de sementes oleaginosas

Incluir fibras na dieta

Antes de mais nada, vamos esclarecer: dieta não é regime. Sua dieta não precisa ser necessariamente com foco em emagrecimento. Uma dieta pode ser a rotina de reeducação alimentar, hábitos mais saudáveis. Portanto, inclua mais fibras na sua alimentação diária. Além das fibras serem excelentes para o bom funcionamento do intestino, elas proporcionam a sensação de saciedade.

O mix de granola artesanal já pode suprir uma boa quantidade de fibras para seu dia. Coma de manhã, por exemplo, ou entre as refeições. Além de todas as vitaminas presentes na granola, ela é sua aliada para saciar a fome!

 

Consumir alimentos com vitamina C

O inverno é a estação propícia para a gripe e os resfriados. Você pode prevenir através da alimentação e a rotina de hábitos saudáveis. Vale lembrar que, apesar de ser a mais famosa, a laranja não é a única fruta rica em vitamina C. Você também encontra esse poderoso nutriente na acerola, tangerian, no abacaxi, kiwi, limão, goiaba, melão, cajú, maracuja e etc. Faça sucos, vitaminas, como como sobremesa, no café da manhã e até com granola. Fortaleça seu sistema imunológico!

Várias frutas juntas como acerola laranja limão

Cozinhar sopas saudáveis

A sopa é sempre uma opção para aquecer o paladar no inverno. Você pode usar e abusar dela, mas cuidado para não exagerar na fonte de carboidrato. Use diferentes tipos de legumes e inclua sempre alguma proteína, que pode ser ovo, frango, carne de soja e etc. Para as fontes de carboidrato, opte por batata doce, inhame, mandioquinha ou algo do tipo. O pãozinho para acompanhar? Prefira integrais. 

um parto de sopa com carne e legumes

Agora você já sabe que com hábitos muito simples é possível sim manter uma alimentação saudável no inverno.  Ficou animada para cozinhar algo prático e gostoso nesse frio? Continue em nosso blog e conheça várias receitas saborosas com granola!

 Clique aqui e garanta seu pacote de granola artesanal de verdade!